Flavio Augusto Sampaio Martins Advocacia Lawyer at Advogado no Rio de Janeiro #sampaiomartinsadv

Dr. Flavio Augusto Sampaio Martins

Advogado e Perito Judicial

OAB/RJ 122.086

Flavio Augusto Sampaio Martins, Guto para a família e amigos, sou filho de peixe. Dois peixes! Pai e mãe advogados, com mais de 40 anos de vasta experiência: O Dr. Flavio Jorge Martins é especializado em Direito Criminal e Execuções Penais, fundador do escritório jurídico FJM Advogados (antiga designação do FJM Advocacia), na cidade do Rio de Janeiro; e a Dra. Teresinha Nolasco Sampaio, especializada em Direito do Trabalho e Defesa do Consumidor, com escritório em Vitória/ES. Mas não para por aí. O avô paterno, Dr. José Maria Martins, também era advogado, com larga experiência em processos coletivos trabalhistas e previdenciários. Alguns tios e vários amigos da família completam a imensa rede de advogados. Aqui se herda conhecimento! O riquíssimo capital intelectual angariado nesta rede é o pano de fundo de toda a inteligência jurídica por trás do SAMPAIO MARTINS Advocacia.

Não quer dizer que eu não tenha bebido de outras fontes. Mesmo sempre querendo ser advogado “quando crescesse”, fiz 2º Grau (hoje ensino médio) técnico em Processamento de Dados, o que sedimentou minha facilidade para informática e novas tecnologias. Em 1996, quando comecei a trabalhar no escritório jurídico de meu pai, logo no primeiro ano da faculdade de Direito, passei a ser responsável pela implementação de inovação, de Windows 3.1 ao Windows 95, do editor de texto Carta Certa para o Word, do disquete 3,5’’ para o Zip Drive. Evolução, novas tecnologias, transformação, estão no DNA e no dia a dia desde então. Site, blog, redes sociais, cada novidade foi implementada e gerenciada por mim, assim como o sistema de gestão de processos. Mais recentemente digitalizei todo o acervo da carteira de clientes sob minha responsabilidade, passando a usar o arquivamento em nuvem. Toda essa trajetória tecnológica serviu como base para a transformação digital, sem qualquer resistência, possibilitando a criação de um escritório pronto para os tempos modernos, Advocacia 4.0.

 

Na área acadêmica não foi diferente. A multidisciplinaridade e contínua aprendizagem sempre foram o norte de meus estudos, visando poder apresentar as soluções mais completas para cada cliente. Ainda na faculdade comecei a fazer cursos de extensão e participar de congressos e palestras, nas mais diversas áreas do Direito. Passei de primeira no exame da OAB. Logo depois passei a ser o responsável por toda área cível do FJM Advogados. De lá pra cá nunca parei de estudar, processo civil, processo penal, tribunal do júri, direito do trabalho, consumidor, médico, empresarial, trânsito, etc. Fiz pós-graduação em Excelência no Direito Imobiliário. Por último, venho me dedicando ao direito tributário, mais precisamente soluções para diminuir o pagamento de impostos e recuperar créditos indevidamente cobrados. Uma visão multidisciplinar, transcendente, abrangente, para poder chegar nas melhores soluções para cada problema apresentado.

Paralelamente, após curso específico, me tornei também Perito Judicial em Direito, devidamente cadastrado junto ao TJRJ, auxiliando magistrados em processos de cobrança de honorários e erros judiciais.

Acredito firmemente que o Direito não pode ser compartimentalizado em partes estanques. Não só porque um único cliente pode necessitar de uma defesa trabalhista ao mesmo tempo de uma demanda de família ou consumidor, mas principalmente porque algumas matérias fogem da mera divisão pedagógica das faculdades de direito. Essa transcendência vem tornando uma realidade inegável nos dias atuais, com o concatenamento de áreas complexas de concentração no Direito, tais como o Direito de Trânsito, Direito Médico, Direito da Moda, onde cada modalidade engloba conflitos de temas variados, por exemplo, demandas civis, consumeristas, criminais, administrativas, propriedade intelectual, etc. Assim, a multidisciplinaridade que cultivo com afinco se coaduna com as necessidades da sociedade atual, possibilitando encarar necessidades de meus clientes de forma mais completa.

Mas não basta ter saber jurídico e continuar falando, escrevendo e se portando como o advogado do passado. Por isso também estudo e desenvolvo novas competências comportamentais para aprimorar o atendimento aos clientes e práticas advocatícias, como inteligência emocional, empreendedorismo e produtividade. Dedicando-me ao estudo e aplicação do Legal Design, o Design Thinking adaptado para escritórios de advocacia, baseado na empatia com o cliente, para melhorar o planejamento das soluções, enquanto sua vertente, Visual Law, melhora o modo da elaboração de documentos e peças processuais, para que todos entendam plenamente, não só juízes e outros advogados. Trata-se da Advocacia focada no usuário.

Veja todos cursos/certificados e outras informações da minha carreira no meu perfil no Linkedin.

Em 2019 nasceu meu filho, Bruno, meu tesouro, meu bagunceiro, meu amor. Razão para a busca de novos desafios, novas competências, expansão de áreas de atuação, sair da zona de conforto, e até a abertura de um escritório jurídico próprio,

A experiência de mais de 20 anos em escritório de advocacia, somada ao capital intelectual herdado de minha família, bem como o contínuo aperfeiçoamento, jurídico, comportamental ou tecnológico, são os alicerces do SAMPAIO MARTINS Advocacia.

Muito prazer, eu sou FASM.